sexta-feira, 11 de outubro de 2013

A Bem Aventurança nos Salmos - devocional da ABU Campinas!

Só Deus é a fonte da felicidade. A Bíblia diz isso com tanta clareza que faz o astro que ilumina o dia parecer uma lanterna com a pilha fraca. Tal verdade aparece com mais ênfase nas passagens que nos ensinam quem são os bem-aventurados, em português do dia-a-dia, quem são os felizes.1 A verdadeira felicidade, que é eterna e que, das bandas de cá, isto é, da história, só dá para provar o gostinho, é para os que andam com o SENHOR (Salmos 65.4, 84.4, 89.15, 144.15) e de acordo com a vontade d'Ele (Salmos 1.1, 41.1, 106.3, 112.1, 119.1-2, 128.1). Se não conseguimos caminhar direitinho, não há porquê desesperar, pois Deus, cuja misericórdia não tem fim, nos corrige para o nosso bem (Salmo 94.12) e perdoa nossas iniqüidades (Salmo 32.1-2).

Não obstante o fato de que muitos cantam que "tristeza não tem fim, felicidade sim" (Tom Jobim) e que a Roda Viva sempre leva a alegria embora (Chico Buarque), o cristão vive feliz, pois sabe que a felicidade não depende do seu próprio esforço e também está ciente de que sua vida não caminha à ventura. Os filhos de Deus sabem que bem-aventurados são os que, por meio da fé, colocam no Todo-Poderoso a esperança (Salmos 2.12, 34.8, 40.4, 84.5, 146.5). Como nos ensinou Agostinho, não o do Grande Família, o coração do homem só encontra inquietude enquanto não descansa em Deus (Confissões).

Mesmo assim, não posso dizer a você, meu irmão, que não iremos sofrer. Sinto muito... eu não posso dizer tal coisa. Mas posso garantir, porque o SENHOR garante, que o cristão não passa no vale da sombra da morte sozinho; o Pastor de Israel, mesmo que não percebamos, sempre nos diz #tamujunto. Também é motivo de muita alegria saber que Jesus, o bem-aventurado (Salmo 72.17), é Emanuel, Ele nos nasceu e disse que continuará sendo Deus conosco até o fim dos séculos (Mt 1.23 e Mt 28.20). Júbilo é o mínimo que podemos expressar porque nos foi enviado o Consolador, o Santo Espírito, que é Deus e habita em mim e em ti. Sabe o que é o mais legal, leitor? A Grande Festa ainda nem começou!

Escrito por Flavio Américo Dantas de Carvalho, assessor auxiliar da ABU Campinas, mestre em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Seminarista da Igreja Presbiteriana do Brasil

4 comentários: