quinta-feira, 10 de outubro de 2013

A norueguesa Camilla Sæther, conta sua experiência no Brasil, através do Intercâmbio pela ABU


Oi galera!O meu nome é  Camilla Sæther, sou norueguesa. Em 2011 eu fiz um intercâmbio pela ABU, que se chama ''Laget' na Noruega - para o Brasil, Campinas - SP.

Eu passei seis meses junto com estudantes brasileiros, morando em uma república próximo da UNICAMP (Casa Douglas). Esse período fez um grande impacto na minha vida, mesmo depois de passar dois anos, penso ainda nas pessoas que eu conheci quase todos os dias. Vocês tem um lugar especial no meu coração.

De qualquer forma, vou explicar o conteúdo que do meu intercâmbio. Quando eu estava em Campinas, participei de eventos e as vezes dos grupos da ABU UNICAMP, apreendendo como é viver como uma cristã enquanto estuda e como é importante existir  um grupo onde podemos desabafar, compartilhar experiências, dificuldades e dúvidas da vida para a fé ficar mais forte.

Quando cheguei, eu não falava português ficou um pouco difícil para mim especialmente no inicio, compartilhar, comunicar e participar dos eventos da ABU. a maioria do tempo eu fiquei só fazendo as coisas que os outros me dizeram para fazer e observando...Mas isso mudou quando a minha fluência no português melhorou. Fiquei impressionada pelo grande trabalho que os abuenses fazem na universidade, como eles recebem os estrangeiros e divulgam o "guia do bixo" e organizam festas e encontros sociais. Eu  fui muito bem recebida e incluída.

Eu também participei do IPL ( Instituto de Preparação de Líderes), um acampamento da ABU para líderes gostei muito disso, foi uma experiência única e muito valiosa. 

Minha outra atividade foi como voluntária três vezes por semana onde trabalhava em uma ONG para crianças chamada ANA (Associação Nazarena de Assistência ), lá brincava e tentava ensinar inglês para as crianças, participava também de um outro trabalho social no hospital.

Seis meses passou rapido demais e de repente tinha que voltar para Noruega. Eu sei e uma coisa é certa, eu vou voltar porque eu sinto que o meu trabalho no Brasil não terminou ainda, sinto que já começou.


Eu sou muito grata por ter a oportunidade para fazer este intercâmbio, por todos que me receberam e ajudaram, me hosperdaraam e responderam minhas perguntas numerosas. Muito Obrigada!
Abraços Camilla

Camilla Saether foi intecâmbista pela missão universitária cristã NKSS/Laget, ligada assim como a ABU pela IFES, entre Out/2010 a Mar/2011,sendo uma das fundadoras do FALE Campinas, ficou hospedada na Casa Douglas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário