quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Coordenadora da A Rocha Brasil é entrevistada pela ABU Campinas

A Aliança Bíblica Universitária de Campinas entrevistou a Raquel Arouca, coordenadora de projetos na organização A Rocha Brasil, uma ONG cristã de conservação Ambiental, leia:

Como funciona o trabalho da A Rocha, no Brasil?
A Rocha é uma ONG ambiental de inspiração cristã, ela nasceu em Portugal 30 anos atrás e está no Brasil há 7 anos. A ideia de iniciar A Rocha no Brasil começou na ABUB, a partir da publicação do livro A Rocha – Uma comunidade evangélica lutando pela conservação do meio ambiente (ABU Editora, 2001).
No Brasil nossa missão é promover o amor ao próximo e à toda criação, a qualidade de vida e a cidadania, por meio de projetos de educação, conservação ambiental e desenvolvimento comunitário, com base na ética cristã. Desde 2008 temos sensibilizado, capacitado e mobilizado líderes da região Norte e Nordeste para as questões socioambientais por meio de nosso projeto de educação ambiental "Rede de Transformação (ReT)". O ReT já capacitou mais de 760 pessoas, de ambos os sexos, de adolescentes a idosos, moradores de áreas urbanas e rurais (ribeirinhos e indígenas), pertencentes a classes sociais C, D e E (segundo critério do IBGE), e com distintas ocupações (estudantes, donas de casa, desempregados, funcionários públicos, funcionários de organizações privadas, funcionários de ONGs e religiosos). Acabamos de compartilhar resultados do ReT no Congresso Nacional de Educação Ambiental, o artigo na íntegra está disponível em nosso site (www.arocha.org.br). Na medida do possível, temos replicado algumas das oficinas do ReT em eventos e igrejas de outras regiões.
Recentemente elaboramos nosso primeiro projeto de conservação e desenvolvimento comunitário. Estamos na fase de captação de recursos para iniciarmos sua execução. Ele beneficiará a comunidade da Serra, um bairro pertencente à cidade de Iporanga (SP) porém isolado geograficamente por estar localizado no entorno do Parque PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira). Esta região faz parte do Vale do Ribeira, que apesar de sua riqueza natural (abriga o maior remanescente contínuo da Mata Atlântica) e cultural (indígenas, caiçaras, quilombolas, outros), abriga também municípios com os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) dos estados de São Paulo e Paraná.
Em 2011, A Rocha Brasil criou o projeto Igrejas Ecocidadãs, que tem como objetivo informar e envolver a igreja local sobre a questão socioambiental. O projeto tornou-se um movimento e hoje ele pertence a um coletivo de organizações (entre elas, a ABUB e Rede Fale). A Rocha Brasil continua fazendo parte do movimento Igrejas Ecocidadãs apoiando os grupos locais de Campinas (SP), São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ).

Como os universitários poderiam contribuir para a organização?

A primeira forma de contribuir com nosso trabalho é orando por nós. Discutir meio ambiente dentro das igrejas ainda é um grande desafio no Brasil, precisamos muito de oração.
Além de orar, os universitários podem também apoiar nosso trabalho de outras três formas: divulgando-o entre seus contatos e redes sociais (temos site, página no Facebook e conta no Twitter), disponibilizando seus dons e talentos como voluntários (cadastre-se no site), e contribuindo financeiramente com qualquer valor.
Siga: @arochabrasil

Acompanhe: www.arocha.org.br


Para terminar, deixe um recado para o pessoal da ABU Campinas

Envolvam-se com o cuidado da criação, mas não necessariamente de uma forma ativista. Deem bom testemunho por meio de atitudes pessoais nos espaços onde convivem, como resposta ao amor de Cristo. E continuem na batalha pela restauração de todas as coisas, inclusive do ambiente em que vivemos.
Uma curiosidade: hoje toda a equipe executiva d'A Rocha Brasil é composta por ex-Abuenses (Rio Claro, São Carlos e Rio de Janeiro), assim como a presidência (Rio de Janeiro), vice-presidência (São Paulo) e tesouraria (João Pessoa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário